quinta-feira, 19 de maio de 2011

UM NOTURNO DE PAUL-JEAN TOULET

9
Nocturne

Ô mer, toi que je sens frémir
    À travers la nuit creuse,
Comme le sein d’une amoureuse
    Qui ne peut pas dormir;

Le vent lourd frappe la falaise...
    Quoi! si le chant moqueur
D’une sirène est dans mon cœur —
    Ô cœur, divin malaise.

Quoi, plus de larmes, ni d’avoir
    Personne qui vous plaigne...
Tout bas, comme d’un flanc qui saigne,
    Il s’est mis à pleuvoir.

Paul-Jean Toulet

9
Noturno

Ó mar, tu que eu sinto fremir
através da noite oca,
feito peito de amante louca
que não pode dormir.

Grave, o vento bate na falésia!
É zombeteira canção
da sereia-coração?  
Ó coração, sublime moléstia.

Sem mais lágrimas, nem ter
ninguém por ti a chorar.
Baixo, feito flanco a sangrar,
ele começa a chover.


O noturno acima se encontra no Les Contrerimes, de Paul-Jean Toulet (1867-1920). Descobri-o através de mestre Otto Maria Carpeaux, nos Ensaios Reunidos, da Topbooks. Carpeaux relata que “Entre a poesia prosaica [...] e a poesia profunda, a que chamam ‘metafísica’, Toulet está pouco à vontade”. Pois o poeta francês produziu uma poesia “simplesmente poética.” Sem ser, contudo, poèsie pure. Les Contrerimes é a reunião póstuma da sua obra, publicada alguns meses depois que o poeta faleceu. A contenção sentimental e o domínio de ritmo e forma são admiráveis, não somente nesse Noturno como em toda a sua poesia. O sortilégio poético gerado pelos dois primeiros versos Ô mer, toi que je sens frémir/À travers la nuit creuse, essa contemplação marinha através da noite vazia, juntamente com Comme le sein d’une amoureuse/ Qui ne peut pas dormir a inquietação de pessoa apaixonada que não consegue dormir, geram uma sensualidade existencial simples, porém, de rara sofisticação. Pode-se enumerar em Noturno o tônus geral dominante no Les Contrerimes: a modulação melancólica de contida angústia, a condensação epigramática, a ironia pela antítese, que toma toda a segunda estrofe, e a refinada descrição paisagística.      
Pelo posicionamento de independência literária mantida ao largo de uma época empanturrada pelos ismos de toda sorte, podemos aproximá-lo a Cecília Meireles, que possuiu uma postura semelhante no Brasil.   
Depois de verter para o português o Noturno acima, o comparei com traduções do inglês e do espanhol e notei que minhas liberdades métricas, rítmicas e rímicas foram mínimas. Na maioria das vezes, o heróico quebrado virou redondilha maior, e, somente na segunda estrofe, eneassílabo. As rimas A e D da primeira estrofe são quase literais, achei melhor assim. Preferi manter falaise como falésia mesmo. Fiz o possível para reconstruir as aliterações, já que Toulet utiliza em abundância esse procedimento estilístico. Les contrerimes foi todo vertido para a língua de Cervantes pelo poeta e tradutor madrileno Jorge Gimeno.     
Parafraseando Mário Faustino, Paul-Jean Toulet é um grande poeta menor. Na Internet é possível encontrar o livro completo aqui: http://www.florilege.free.fr/toulet/ 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.