terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EDMUNDO BRANDÃO, FOTÓGRAFO


Às vezes posto aqui fotografias do meu amigo Edmundo Brandão http://edfotos.fotosblogue.com/ Hoje eu farei uma exposição com várias fotos e uma sessão nostalgia desse fotógrafo desde 1998, nascido em 1959, que vive em Bom Jesus da Lapa, margem direita do médio São Francisco, oeste da Bahia. Antes, porém, a sessão nostalgia. Sei que essas coisas sentimentais dizem respeito somente aos envolvidos, mas para isso também serve um blog. Conheci Ed quando voltei para a Lapa do Bom Jesus em 1998, depois de estadas em Recife e Salvador — agora me dou conta de que foi o ano em que ele começou a fotografar — e, naquela época, eu começara a anotar o Encarniçado. Algumas histórias desse livro foi ele quem me contou. O livro possui a atmosfera dessa época. Loucuras, doideiras e otras cositas más. Quer dizer, muchas cositas más. É por isso, queridos e queridas — permitam-me o plural majestático —, que hoje eu só escrevo sobre metafísica, luz e afins. Minha alma e meu corpo não mais suportavam aquilo. Depois do balcão, 18h30min da tarde, ou eu ia de bicicleta para casa de Lourenço Almeida, esta figura abaixo nas lentes de Ed (Lourenço é escultor e merece um capítulo à parte, farei em outra ocasião; nada de precipitações, isso aí que ele está acendendo é um cigarro, marca Derby)




que no Encarniçado aparece como Galeguim Cogu, ou ia para casa do fotógrafo. Diálogos intensos sobre literatura, cinema, fotografia, horas intermináveis na frente do micro espezinhando fotógrafos e poetas de todos os naipes e épocas. Quem mais me emprestava os muitos CD’s para pinçar músicas para os programas de rádio que fiz era ele. Fui redator e locutor de três. Se há um homem espirituoso, com ditos e malditos, acesos na faísca do instante, é ele. Loucos que éramos, brigamos feio. Não mais nos falamos. Em 2008, fiquei curioso para saber o que ele estava aprontando com sua máquina. Busquei-o na Internet e vi que continuava e continuo admirando seu trabalho. Hoje gosto cada vez mais desse lapense e de sua fotografia eclética, mas com cores muitas vezes sombrias. O seu olhar é simples e notável. Edmundo Brandão já fez exposições pelas cidades interioranas da Bahia, como Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Ibotirama, Paratinga, Correntina, Carinhanha etc. Abaixo várias fotos dele. Algumas dessas foram escolhidas por Állex e por mim e estão nas paredes do nosso apartamento.