domingo, 24 de janeiro de 2016


Nesta soteropolitana noite de domingo, a vítima da vez é Emmanuel Santiago. Este poeta, tradutor e ensaísta, com apenas um livro, o de estreia, Pavão bizarro, publicado pela editora Patuá, em 2014, chegou chegando, como se diz por aqui. EM despacha nos seguintes blogs: http://pavaobizarro.blogspot.com.br/ e http://antenasdemarfim.blogspot.com.br/ Neles, ele despinta, desborda e deslinda literatura e seus aparatos. Ou não. Um elemento raro na poesia atual, e de difícil realização em qualquer época, é o humor que não descamba para a circunstância ou besteirol puro e simples. EM logra essa proeza. Leia, abaixo, o “Soneto filosofante com chavão de ouro” e comprove.  

ARQUIVOS IMPLACÁVEIS
À maneira de João Condé

Nome: Emmanuel Santiago.

Onde nasceu e a data: São Lourenço/MG; 13/04/1984.

É casado (a), tem filhos? Sim, há onze anos; não, quer dizer, tenho seis gatos.

Altura: 1,72

Peso: 63 kg

Número dos sapatos: 38, 39, 40 (depende do modelo do sapato)

Prato preferido, bebida e jogo: Sashimi, vinho e RPG (de mesa, com dados, planilhas, essas coisas de nerd).

Gosta de cinema, teatro? Quais prefere? Gosto de filmes, mas não sou fissurado em cinema. Quanto a teatro, sempre morei em cidades do interior, onde a oferta é raríssima, porém, já vi, sim, boas peças de teatro profissional na época da graduação. Aliás, fiz parte, também, de um grupo de teatro amador na faculdade; eu era péssimo, mas valeu a experiência. Gosto de assistir a peças, só que, cada vez menos, curto a logística de ter de me deslocar, estar no meio de um monte de gente estranha etc.

Poeta e prosador preferido: João Cabral de Melo Neto e Machado de Assis.

Tipo de música e músico preferido: Gosto de bossa nova, MPB, hard rock e heavy metal. Meus músicos preferidos são João Gilberto, Caetano Veloso e Marilyn Manson. Provavelmente, minha banda favorita é Led Zeppelin.

Qual pintor preferido? Caravaggio.

Qual a cor predileta?Azul, preto e roxo.

Quando escreveu seu primeiro texto?Aos quatorze anos.

Dos seus livros publicados qual o preferido e por quê?Pavão bizarro, porque é o único.

Se pudesse recomeçar a vida o que desejaria ser?Acho que seria eu de novo, pois, sendo outro ou de outra maneira, eu não poderia aproveitar a experiência de sê-lo, então daria no mesmo. Ou não?

Seu principal defeito: Egotismo.

Sua principal virtude: Disciplina mental.

Coleciona alguma coisa?Atualmente, não.

Algum hobby?Séries de TV.

Uma ou duas grandes emoções em sua vida?Sei lá, não costumo avaliar minha vida pela intensidade das emoções vividas. Prefiro pensar nos objetivos alcançados.

É crente ou ateu?Ateu, mas não tenho me preocupado muito com essas questões ultimamente.

Três livros que mudaram sua vida ou, se não mudaram, mas tocaram fundo: Dos tempos das descobertas literárias: Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector; O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago; Lavoura arcaica, de Raduan Nassar; João Cabral de Melo Neto: poesias completas (edição da Sabiá).


Se pudesse escolher como gostaria de morrer?Levando o máximo de pessoas junto comigo.

Do livro Pazão bizarro: